Apesar do seu meio século de existência, esta disciplina continua
a suscitar as mais diversas interpretações, e a ser sistematicamente
confundida com outras áreas da actividade política.
Uma das confusões mais frequentes têm a ver com o Marketing
Eleitoral. Posso esclarecer, de forma muito sucinta que o
Marketing Político é muito mais abrangente, e que o Marketing
Eleitoral é apenas um subproduto (ou segmento) deste.
Limitado ao tempo de uma campanha, (e da respectiva précampanha)
o Marketing Eleitoral, é apenas um sucedâneo do
Marketing Político, que se esgota com o término da referida
campanha.
O Marketing Político, pelo contrário, é um processo contínuo,
que acompanha o candidato (ou partido, ou a instituição) ao
longo de toda a sua vida activa; isto é antes, durante e depois
de todas e quaisquer campanhas. Além do mais, é ele que serve
de alicerce às campanhas de Marketing Eleitoral, definindo as
linhas de rumo doutrinárias, bem como os parâmetros pelos
quais este terá de se reger, e com os quais nunca deverá estar
em oposição.
Em resumo, pode dizer-se que o Marketing Político, apesar das
muitas parecenças com o Marketing Comercial, não pode ser
confundido com este, devido ao contexto (político e ideológico)
em que está inserido, e à possibilidade de recorrer a Técnicas
e Meios que estão vedados ao Marketing Comercial. Mas estes
são aspectos que os autores souberam abordar de forma exemplar,
permitindo com esta obra enriquecer de sobremaneira o
nosso panorama político.
In Prefácio
J. Martins Lampreia
Presidente da Omniconsul
Marketing Político
Autor(s)
Maria Manuel Simões
|
Maria do Carmo Gravelho
|
Joaquim Caetano
13.90€ 12.51€ -10%
Editora:
Escolar Editora
Ano:
2012
Nº Páginas:
141
Peso:
0.221 Kg
Dimensões:
150x230 mm
ISBN:
9789725923405
Categoria(s)
Marketing
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Disponibilidade:
Em Stock