Muito menos mediatizado e mitificado do que Einstein, Bohr foi como ele um gigante da Física teórica - na opinião de alguns ainda maior. Lançando as pontes entre as descobertas de Planck,
Thompson, Rutherford e Heisenberg, entre outros, contribuiu mais do que ninguém para o conhecimento da estrutura do átomo.
Imensamente inteligente e intuitivo, qualidades que herdou do seu meio familiar e da experiência como guarda-redes acrobático de selecções universitárias de futebol, não temeu contradizer os bem estabelecidos princípios da Física clássica na busca de uma interpretação para os fenómenos paradoxais que a investigação do mundo subatómico revelava cada vez mais. O seu trabalho valeu-lhe a fundação e direcção de um Instituto mundialmente célebre e o prémio Nobel da Física em 1922.
Na fase final da sua carreira, desenvolveu concepções de cariz filosófico extremamente controversas que o colocaram em radical oposição intelectual com Einstein e continuam ainda hoje a ser objecto de discussão.
Bohr desempenhou ainda um papel importante no decurso da Segunda Guerra Mundial. Tendo obtido em primeira mão planos relativos ao desenvolvimento de uma bomba atómica alemã, conseguiu escapar rocambolescamente aos agentes da Gestapo e transmiti-los a Einstein, que por sua vez alertou o presidente Roosevelt, desencadeando o célebre Projecto Manhattan.
Bohr em 90 Minutos
Autor(s)
Paul Strathern
7.50€ 6.75€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1999
Nº Páginas:
84
Peso:
0.090 Kg
Dimensões:
200x120x5 mm
ISBN:
5603121281102
Categoria(s)
Divulgação e História da Ciência
,
Biografias
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock