Julius Robert Oppenheimer é hoje recordando como o «pai da bomba atómica», tenebrosa linha curricular que ensombra a personalidade multifacetada e a polivalência do homem que aqui se procura apresentar. Introvertido e melancólico desde a infância, chegando a ser-lhe diagnosticada demência mental por um psiquiatra, empenhou essas características na sua formação, espiritual e cultural, dispersando-se no estudo das mais variadas línguas, das grandes tradições religiosas e na criação poética. O centro dos estudos, porém, convergiu para a Física e acabou por vir trabalhar com os mais proeminentes investigadores do seu tempo.
As suas capacidades de organização e liderança, traduzidas num extraordinário dom para despertar a criatividade e produtividade nos outros, mais do que os seus feitos científicos (também notáveis) acabaram por o posicionar à cabeça da equipa que concebeu e produziu as primeiras armas atómicas americanas, as quais trouxeram um fim devastador à II Guerra Mundial.
Nesta altura, porém, nem Oppenheimer tinha noção completa do terrífico potencia desta tecnologia.
Paradoxalmente, poucos anos depois, foi perseguido sob a acusação de ser um agente comunista, suspeita de que só o presidente Kennedy o ilibou definitivamente, no mesmo dia em que foi assassinado.
J. R. Oppenheimer em 90 Minutos
Autor(s)
Paul Strathern
7.50€ 6.75€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1999
Nº Páginas:
80
Peso:
0.080 Kg
Dimensões:
200x120x7 mm
ISBN:
5603121281119
Categoria(s)
Divulgação e História da Ciência
,
Biografias
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock