Ludwig Wittgenstein teve quatro irmãos mais velhos absolutamente brilhantes, três dos quais viriam a cometer suicídio - uma possibilidade de que Ludwig não conseguiu desligar-se durante toda a sua vida. Escolhido para ser o membro útil da família, começou por estudar Aeronáutica em Manchester, onde os problemas matemáticos levantados por uma hélice o fascinaram de tal modo que, em 1911,viajou até Cambridge para discuti-los com Bertrand Russell. Foi então aí que desistiu da Engenharia e optou por um futuro filosófico - opção de certo modo também suicida, já que pretendeu obter a resolução final dos problemas desta disciplina, visando a sua extinção.
A sua conclusão de que todos aqueles problemas eram apenas problemas de linguagem influenciou o famoso Círculo de Viena e inaugurou uma corrente designada por Positivismo Lógico.
Senhor de uma ética intransigente, austero consigo mesmo até ao mais íntimo pormenor, desembaraçou-se da enorme fortuna herdada da família distribuindo-a por poetas boémios e procurou sistematicamente viver nas condições mais adversas, fosse numa cabana isolada de um fiorde norueguês ou como voluntário na frente de batalha, em Itália, durante a Primeira Guerra, acabando feito prisioneiro.
Como corolário desta vida desconcertante, não hesitou em assumir sempre que o que não dissera era muito mais importante do que o que dissera.
Wittgenstein em 90 Minutos
Autor(s)
Paul Strathern
7.50€ 6.75€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1998
Nº Páginas:
68
Peso:
0.070 Kg
Dimensões:
200x120x5 mm
ISBN:
5603121280099
Categoria(s)
Filosofia
,
Biografias
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock