Hegemonia ou Sobrevivência

Autor(s) Noam Chomsky

19.90 9.95 -50%

Consultar Condições

Editora: Inquérito
Ano: 2007
Nº Páginas: 292
Peso: 0.330 Kg
Dimensões: 210x140x20 mm
ISBN: 5603121195218
Categoria(s) Filosofia , Ciência Política
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Neste seu novo livro, Noam Chomsky, linguista, filósofo e comentador político, apresenta as suas preocupações com o futuro que os lideres dos Estados Unidos estão a traçar para nós. A sua política internacional, apoiada na globalização, é marcadamente imperialista, tendo com objectivo a hegemonia americana. A consciência crescente desta orientação tem vindo a ser demonstrada através da escalada da violência, do terrorismo, da instabilidade no Médio Oriente, etc.
Chegou o momento em que os EUA e a administração Bush se vêem obrigados a escolher entre as prerrogativas do poder e um mundo habitável, entre a guerra e a paz, promovendo a convivência pacífica entre os povos ou mantendo activos os programas de militarização do espaço e de desenvolvimento de armas de destruição maciça (ADM) e armamento químico e biológico.
Com a capacidade crítica a que nos habituou, Chomsky disseca, no seu mais recente livro editado em Portugal, a incessante luta americana pela supremacia global e apresenta as mais diversas manifestações desta política - o unilateralismo americano e o desmantelamento de antigas alianças; o apoio a Israel no conflito israel-palestiniano e a invasão do Iraque; Timor e Kosovo; a Al Qaeda de bin Laden, etc. - que ameaçam a nossa sobrevivência.
Vendo para lá dos truísmos e das falsas moralidades; analisando a teoria da Guerra Justa e o desrespeito pelas organizações internacionais, nomeadamente pela ONU; expondo sucessivos encobrimentos e a importância dos média na propaganda norte-americana; Noam Chomsky responde à questão colocada pelo Presidente Bush no rescaldo do 11 de Setembro: porque é que o mundo odeia os Estados Unidos.
Lúcido, rigoroso e exaustivamente documentado, Hegemonia ou Sobrevivência é o trabalho mais urgente e arrebatador de Chomsky nos últimos anos. Indispensável a todos os que se propõe compreender o mundo em que vivemos e a forma como os nossos dirigentes o entendem.
Sobre esta obra, de que Hugo Chávez citou alguns trechos na Assembleia Geral das Nações Unidas, Arundhati Roy afirmou: «Se, por motivos de acaso, circunstância, (ou preguiça), tiver de escolher apenas um livro sobre o Imperialismo Americano, escolha este. É o todo. É Chomsky no seu melhor. Hegemonia ou Sobrevivência é de leitura obrigatória».