Os espantosos progressos das ciências biológicas não devem levar-nos a rejeitar as ideias de vida, de existência, de indivíduo, de sujeito, mas sim permitir-nos finalmente compreendê-las.
Para uma tal compreensão será precisa uma revolução do método que nos faculte o acesso à complexidade da realidade viva: a vida, inteiramente proveniente do universo físico. Daí a necessidade de compreender, não somente a vida pela não vida, mas também a vida da vida.
A vida não pára onde começa o homem. A fronteira que separa o homo dos outros seres vivos não é uma fronteira natural – é uma fronteira cultural que não anula a vida mas lhe possibilita novos desenvolvimentos, nomeadamente a vida do espírito. Todas as ciências do homem que remetem a vida para o privado são ciências privadas de vida.
Tornou-se-nos, enfim, vital pensar a vida. Ao mesmo tempo que nos interroga cada vez mais, a Biologia é a ciência cada vez mais posta em questão. Será necessário que a intervenção genética e cerebral nos permita transformar a vida, as nossas vidas, os nossos espíritos, antes de sabermos verdadeiramente o que são a vida, o cérebro, o espírito, antes de sermos capazes de nos controlar a nós próprios e de controlar os nossos controladores?
Método, O - Vol. II
Autor(s)
Edgar Morin
21.90€ 10.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1999
Nº Páginas:
440
Peso:
0.470 Kg
Dimensões:
210x140x20 mm
ISBN:
5601072060296
Categoria(s)
Filosofia
,
Divulgação e História da Ciência
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock