Todos conhecemos a história em que Arquimedes saltou do banho e correu nu pelas ruas gritando «Eureka!»
Quase tão conhecida é a sua afirmação. «Deem-me um lugar onde me possa apoiar, e conseguirei mover a Terra.» Isto diz respeito aos seus estudos sobre alavancas, mas de certa forma, Arquimedes moveu de facto o mundo. Mudou por completo a visão que dele tínhamos, aproximando-a do limiar do pensamento moderno.
Privilegiando o raciocínio geométrico, Arquimedes não se ficou por aí. Revolucionou a mecânica, inventou a hidrostática e estabeleceu o estudo preciso dos sólidos mais complexos. A inerente matemática conduziu-o ao invento de uma primitiva forma de cálculo diferencial. Também primou na esfera prática. Roldanas e alavancas, uma bomba de água, uma primitiva forma de laser - estes são alguns dos seus inventos. Tudo isto numa época em que a forma mais avançada de transporte terrestre era a biga, o único instrumento de observação era o olho humano, e as extremidades do mundo conhecido se esgotavam nas orlas do noroeste da Europa e nas fronteiras da Índia.
Não admira assim que Newton estivesse a pensar principalmente nele quando afirmou só ter visto mais longe por se apoiar nos ombros de gigantes.
Arquimedes em 90 Minutos
Autor(s)
Paul Strathern
7.50€ 6.75€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1998
Nº Páginas:
80
Peso:
0.090 Kg
Dimensões:
200x120x7 mm
ISBN:
5603121281096
Categoria(s)
Divulgação e História da Ciência
,
Biografias
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock