Laboratório de Química Mineral da Escola Politécnica de Lisboa (1884-1994)

15.00 13.50 -10%

Editora: Escolar Editora
Ano: 1996
Nº Páginas: 216
Peso: 0.560 Kg
Dimensões: 210x280 mm
ISBN: 9789725920961
Categoria(s) Divulgação e História da Ciência , Química
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Cada vez mais importa ter uma cultura científica – que inclua naturalmente uma cultura histórica – pois só assim se contribui de modo decisivo para um desenvolvimento onde os valores estejam presentes. A pertinência desta forma de enquadramento, importante para melhor conhecimento do presente acentua problemáticas associadas a fins cognitivos e pragmáticos, interesses económicos e políticos, circunstâncias institucionais e grupais, com implicações no universo axiológico e ético. Pede ainda que se integrem as diferentes expressões da produção (fundamental e aplicada) no interior de estratégias, montadas em prol das exigências de diálogo entre a comunidade científica e o público em geral, ou seja, que possibilitem um maior número de opções conscientes.

Por sua natureza, a ciência química requer espacialidades de tipo laboratorial. Quando define o contexto de situações gerais ou as características de espaços específicos (Laboratórios de Lavoisier, Boyle, Davy, Liebig, Wurtz, Royal Institution), a bibliografia existente revela a complexidade de certos percursos históricos e o interesse de os aprofundar como a Química se foi fazendo e daí auferir ensinamentos para o presente e perspectivas para o futuro.

Nesta base, a European Science Foundation decidiu dinamizar o programa The Evolution of Chemistry in Europe (1789-1939) e criou a secção Chemistry Laboratories, Instruments and New Technologies coordenada pelos professores Ana Luísa Janeira (Universidade de Lisboa) e Javier Ordoñez (Universidade Autónoma de Madrid) onde se integra o projecto de investigação Space Organization and Production of Scientific Discourse: Chemistry Laboratories in Portugal (1789-1939) iniciado em 1993 pelo Grupo Ciências, Técnicas e Saberes (CTS), o qual faz parte actualmente da área de História das Ciências e das Técnicas do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL).

A síntese de textos reunidos nesta publicação foi apresentada no Workshop on Laboratories, Instruments, New Technologies and Education que o CICTSUL, em colaboração com a European Science Foundation organizou em Lisboa em 1996.