Reencontro, O - Da Ponte Aérea à Cooperação

22.00 11.00 -50%

Consultar Condições

Editora: Inquérito
Ano: 2006
Nº Páginas: 336
Peso: 0.480 Kg
Dimensões: 230x150x15 mm
ISBN: 5603121290241
Categoria(s) Ciência Política
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Na sequência da Vertigem da Descolonização foi necessário organizar rapidamente uma Ponte Aérea para os milhares de refugiados que procuravam retornar a Portugal. E, mais tarde, coordenar com os novos países o regresso dos que assim o desejassem. A capacidade diplomática do autor bem como o seu espírito de iniciativa revelaram-se essenciais, permitindo dinamizar e coordenar todo o processo.
Concluído o processo de independência das ex-colónias não terminou, no entanto, a relação entre Portugal e estes novos países, mas antes se iniciou uma cooperação a vários níveis, por vezes falha em organização mas oferecida sempre que possível.
A criação da DGPDN, em 1989, permitiu colmatar este vazio organizativo, adquirindo a cooperação técnico-militar um estatuto próprio.
Mais do que testemunha, participante activo na política nacional, o autor, baseado na sua experiência pessoal e profissional, apresenta-nos o relato da cooperação técnico-militar: o apoio à formação das forças armadas das novas nações lusófonas e a intervenção nos processos de paz de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, e na longa e penosa luta do Povo Timorense pela Independência.
O Reencontro apresenta-se, assim, como um relato sentido e fiel, um documento de consulta obrigatória no que diz respeito à história portuguesa recente.
O General Gonçalves Ribeiro foi Alto Comissário para os Desalojados, de 1976 a 1978; Representante Militar Nacional no SHAPE/NATO, de 1985 a 1988; Director do Departamento de Operações do Estado-Maior do Exército; Director-geral da DGPDN, desde a sua formação, em Julho de 1989, até Dezembro de 2000. Um empenhamento constante que lhe mereceu a confiança e a estima de governantes nacionais e internacionais, independentemente do quadrante político.