"Estima-se que, em Portugal, a taxa de deficiência se situe na ordem dos 9,16%, o que significa que quase um em cada dez portugueses é considerado cidadão portador de deficiência.
O Direito, que quase tudo regula, não pôde, naturalmente, alhear-se desta realidade. Neste sentido, a Constituição da República Portuguesa possui, desde a sua versão originária, uma norma - o artigo 71º - dedicada à protecção dos deficientes (designados "cidadãos portadores de deficiência" a partir de 1997).
Além disso, existe uma vastíssima produção legislativa nesta matéria, que penetra nos mais variados domínios: acessibilidades e eliminação das barreiras arquitectónicas, ajudas técnicas, promoção da mobilidade, benefícios fiscais, regime laboral, ensino e até, mais recentemente, "quotas" de emprego na Administração Pública.
A doutrina, todavia, permanede silenciosa. Ao que sabemos, não existem entre nós monografias ou estudos de vulto dedicados à problemática dos direitos dos deficientes e do seu estatuto jurídico..."
Cidadãos Portadores de Deficiência
Autor(s)
António José Maia Araújo
11.63€ 10.47€ -10%
Editora:
Coimbra Editora
Ano:
2001
Nº Páginas:
176
Peso:
0 Kg
Dimensões:
mm
ISBN:
9789723210279
Categoria(s)
Direito Constitucional
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock