Quem trabalha nos tribunais, há muito que o pressente.
A linguagem dos processos omite tanto do que dentro deles se vive. A prosa escorreita do despacho judicial ou da sentença lembra, às vezes, o preto destas nossas becas e, entre o estafado jargão jurídico, afugentam-se palavras imensas, de cores muitas. Em demasiadas ocasiões, permanece, surdo, o incómodo da frase espantada, que fica por dizer.
Pois, foi desse desconforto magoado que nasceu este projecto a dois. Acordar frases adormecidas, vesti-las, com singeleza, na roupagem de um livro de contos, integralmente escrito por juizes, unidos nesse deslumbramento de vida que lhes vai correndo nos olhos.
Depois, deu-se a descoberta fácil e entusiasmada de nove vozes únicas que ressoam de todo o país e que às nossas se juntaram, na mais falsa das selecções: todos os que à chamada responderam, logo os quisemos como escolhidos. Certamente, mais se farão ouvir, assim este projecto saiba levedar.
Os proventos desta iniciativa reverterão integralmente para a Associação de Solidariedade Social "Casa do Juiz", também como homenagem à memória do Conselheiro Armando Pinto Bastos.
Uma saudação de maiscúlo agradecimento à ajuda sábia do Conselheiro Sousa Diniz e à colaboração desinteressada do Rui Cardoso Martins. Resta agora permitir que, desajeitadas, estas palavras outras, possam estremunhar de um longo sono de preto vivido, correndo soltas para o adestramento singular de cada leitor.
Contos com a Justiça, A
Autor(s)
José Eusébio Almeida
|
José Igreja Matos
15.90€ 14.31€ -10%
Editora:
Coimbra Editora
Ano:
2008
Nº Páginas:
144
Peso:
0 Kg
Dimensões:
mm
ISBN:
9789723213591
Categoria(s)
Diversos
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Exemplares Disponíveis Apresentam Desgaste