No quadro do desenvolvimento social e económico da "Sociedade de Informação" em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento e à satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas, desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das suas práticas culturais, importa realçar o contributo dos media na difusão pública de informação, no debate e nos processos de formação da opinião pública e ainda na aquisição de saber e de competência fundamental ao desenvolvimento integrado da sociedade.
Tânia de Morais Soares propõe ao leitor situar-se no campo dos media, novos e velhos, e estudar a articulação entre eles, analisar o processo de reconfiguração do sector da informação e da comunicação perante a emergência dos novos media electrónicos, particularmente da Internet, e reflectir as implicações e reciprocidades deste novo contexto. Considerando que os media constituem um sector estratégico, profundamente implicado nos processos de inovação e mudança cultural, económica e social, neste livro apresenta um estudo sobre a presença online dos meios de comunicação social portugueses, concretamente, sobre os factores de mudança que decorrem da necessidade de equacionar as novas tecnologias enquanto vector estruturante do negócio da informação. Pretende pois, com esta pesquisa, produzir um conhecimento actualizado da situação existente no período em análise, identificando traços marcantes e tendências de evolução que permitam a caracterização deste contexto no plano nacional. Mais do que cumprir apenas objectivos científicos, visa produzir uma base de conhecimentos que forneça informação relevante no campo do posicionamento online dos principais media portugueses.
Este livro é pois a apresentação pública do estudo que deu origem à dissertação de Mestrado da autora.
Cibermedi@
Autor(s)
Tânia de Morais Soares
15.00€ 13.50€ -10%
Editora:
Escolar Editora
Ano:
2006
Nº Páginas:
244
Peso:
0.361 Kg
Dimensões:
150x230 mm
ISBN:
9789725921944
Categoria(s)
Comunicação
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock