A literatura é, sem dúvida, um produto social. Assim se explicam as características essenciais que distinguem uma literatura alemã, francesa ou italiana das literaturas russa ou espanhola. Embora se verifiquem paralelamente fenómenos como classicismo, romantismo ou realismo, o temperamento do povo, a sua cultura, o regime político imperante ou até o clima, imprimem características locais, de raiz social, às literaturas.
Com a sua Sociologia da Literatura, cuja publicação em língua portuguesa é a primeira edição mundial, Giovanni Ricciardi vem precisamente facultar a explicação necessária às questões até agora deixadas sem resposta.
G. Ricciardi nasceu em 1937, numa aldeia do Sul da Itália. Foi durante a sua larga estadia no Brasil que começou a interessar-se pela sociologia. Ao regressar a itália, em 1964, obtém a licenciatura em Filologia Clássica, após o que inicia o estudo da sociologia da literatura. Actualmente é assistente de Sociologia na Universidade de Roma.
O livro de Ricciardi insere-se na linha de orientação adoptada em alguns estudos já efectuados sobre aspectos da sociologia do fenómeno literário, fornecendo ao leitor comum uma súmula do estado actual das pesquisas susceptíveis de levar ao estabelecimento de uma autêntica sociologia da literatura.
O tema é aliciante. Sociologia da Literatura é uma obra que merece uma leitura atenta.
Sociologia da Literatura
Autor(s)
Giovanni Ricciardi
8.50€ 7.65€ -10%
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1971
Nº Páginas:
119
Peso:
0.090 Kg
Dimensões:
180x112x8 mm
ISBN:
5601072010697
Categoria(s)
Sociologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock