Justiça e Política - Um Caso Exemplar é a história de uma acção judicial que teve ampla repercussão pública.
Em princípios de 1987,os empresários Manuel Azinhais Nabeiro e seu filho João Manuel Nabeiro foram incriminados pelo Ministério Público.
O «crime» de que foram acusados teria consistido em,juntamente com o despachante Costa Santos,se haverem associado para evitar o pagamento de uma taxa devida pela importação de café.
Ao encarregar-se da defesa dos dois empresários, Proença de Carvalho denuncia o clima de suspeição permanente sobre os arguidos, a visão persecutória com que intervieram os acusadores, a própria hostilidade com que a defesa foi encarada e a campanha de imprensa que se abateu sobre os dois visados, numa intensidade que «claramente influenciou a opinião pública, a qual passou a ter dos acusados uma imagem falsa, distorcida e injusta».
Refutando os argumentos da acusação, a defesa invocou o valor de Manuel Azinhais Nabeiro e de João Manuel Nabeiro como empresários, que conseguiram, no sector económico em que trabalham, competir eficazmente com as grandes multinacionais, bem como os serviços por eles prestados à comunidade onde se inserem.
Se por um lado, a absolvição não constitui reparação satisfatória para os danos pessoais e profissionais sofridos pelos acusados, por outro, a sua deficiente divulgação feita pelos mass media traduziu-se numa grave injustiça social que esta publicação se propões colmatar.
Justiça e Politica
Autor(s)
Proença de Carvalho
11.00€ 9.90€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1991
Nº Páginas:
174
Peso:
0.200 Kg
Dimensões:
210x140x7 mm
ISBN:
5603121001304
Categoria(s)
Ciência Política
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock