Ibn Khâldun, Historiador e Humanista

4.90 2.45 -50%

Consultar Condições

Editora: Inquérito
Ano: 1984
Nº Páginas: 92
Peso: 0.070 Kg
Dimensões: 180x110x3 mm
ISBN: 5603121181020
Categoria(s) História
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Ibn Khâldun é uma figura de tal relevo na história da cultura, que só uma separação drástica entre o mundo dito ocidental e o mundo árabe pode explicar que ele tenha sido, durante tanto tempo, quase desconhecido dos próprios intelectuais no ocidente. Nenhum daqueles que entretanto o «encontraram» deixaram de ficar entusiasmados com esta figura invulgar.
Político, historiador e humanista, Khâldun foi o fundador da sociologia e talvez um dos maiores pensadores do devir histórico. Podemos considerá-lo como o primeiro intelectual livre da Idade Moderna, precedendo de século e meio humanistas e pensadores políticos e sociais europeus como Lutero, Erasmo, Thomas More, Damião de Góis, Alberti e Maquiavel.
Dar a conhecer em Portugal um homem cujas ideias estão a despertar por toda a parte o maior interesse é o propósito deste estudo.
Para apresentar entre nós Ibn Khâldun como historiador, bastaria dizer que, nos dois primeiros volumes da História de Portugal, Herculano o cita nada menos de trinta e oito vezes, como fonte bibliográfica dos acontecimentos muçulmanos antecedentes da formação da nacionalidade portuguesa.