Em Defesa da África, Acuso

Autor(s) René Dumont

19.90 17.91 -10%

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 1989
Nº Páginas: 405
Peso: 0.430 Kg
Dimensões: 210x140x30 mm
ISBN: 5601072042438
Categoria(s) Ciência Política
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Este livro é um requisitório implacável.
Desde 1962, o agrónomo René Dumont vem alertando para a catástrofe que ameaça fazer soçobrar o continente africano.
Os factos dão-lhe razão: o Sara avança para sul à razão de vários quilómetros por ano; as ideias erradas quando ao desenvolvimento e a cupidez dos jovens poderes locais, e de outros não tão jovens, abrem-lhe caminho.
Países inteiros, como o Sanegal, Mali, o Burkina-Faso, o Niger, correm o risco de se transformarem em ruídos. Milhões de seres humanos já morreram e continuam a morrer de desnutrição.
René Dumont acusa:
Acuso a Maioria dos dirigentes africanos de se preocuparem sobretudo em aproveitar-se dos privilégios do poder; acuso a cooperação francesa de ter aceitado financiar projectos sumptuários; acuso o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional de submeter estes países a uma austeridade paga pelos mais pobres; acuso, sobretudo, todos os responsáveis de terem, com as suas políticas, ignorado,arruinado e desprezado os camponeses africanos.»
Este livro é o resultado de um rigoroso inquérito feito no loca, aldeia por aldeia. Apoiado em dossiers e elementos estatísticos impressionantes, René Dumont elabora uma análise objectiva e implacável e propõe soluções afinal bastante simples.
Amanhã será talvez demasiado tarde para enfrentar os problemas da África, evitando que todo o continente se afunde no caos.