Europa na Primeira Linha

Autor(s) Pascal Lamy

21.00 18.90 -10%

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 2003
Nº Páginas: 176
Peso: 0.280 Kg
Dimensões: 230x155x10 mm
ISBN: 5601072045187
Categoria(s) História , Ciência Política
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Numa altura em que as relações de poder se vão estabelecendo - e a busca incessante de um mundo multipolar que suceda à hegemonia americana - e a Europa se tenta afirmar face à política internacional,surge este testemunho ímpar que aponta um caminho mais equilibrado das relações mundializadas entre os novos blocos de «Norte» e do «Sul».
Pascal Lamy, Comissário Europeu para o Comércio desde 1999, relata-nos por dentro as intrincadas relações de poder existentes nas negociações entre Estados em constante diálogo concorrencial, a pressão das Organizações Não Governamentais e dos grupos de pressão (lobbies) nos fóruns de discussão, grandes organizações internacionais saídas de Bretton Woods.
Temos uma oportunidade única de estarmos confortavelmente sentados no seio das grandes reuniões que moldam o destino da mundialização. Ouviremos os argumentos pela própria voz dos seus interlocutores, a descrição do desenrolar das negociações e as conclusões possíveis no seio da Organização Mundial de Comércio, sentiremos o peso das mais pertinentes questões existentes na Comissão Europeia e no relacionamento com o Conselho e o Parlamento Europeu.
O Tratado de Quioto, a Cimeira de Seattle, as relações comerciais UE/EUA, a China, os Países Menos Desenvolvidos, as Organizações Não Governamentais, o ambiente, a Segurança Social, os produtos geneticamente modificados e a utilização de hormonas, o flagelo da SIDA em alguns países e a liberalização dos direitos dos retrovirais, a cláusula de excepção cultural, a exportação de bananas, aço, têxteis, etc. Essas e muitas questões desenrolar-se-ão ao longo deste magnífico e bem elaborado texto que retrata alguns dos episódios mais importantes que marcaram e continuaram a marcar o nosso mundo nas próximas décadas.
Marcado por uma actualidade palpável, conseguimos sentir o Estado do Mundo e tensas relações que se avizinham neste mundo em rápida mutação.