Gestão de Tesouraria e a Sua Relação Com a Banca, A

Autor(s) Michel Sion

25.90 23.31 -10%

Editora: Cetop
Ano: 2000
Nº Páginas: 346
Peso: 0.460 Kg
Dimensões: 230x155x16 mm
ISBN: 5602072320076
Categoria(s) Gestão
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Nem todas as empresas têm um tamanho suficiente para disporem de um tesoureiro a tempo inteiro. No entanto, todas devem gerir a sua tesouraria e dominar a relação bancária porque isso contribui, de uma maneira determinante, para o seu bom desempenho e constitui, por vezes, uma condição da sua sobrevivência.
Gerir a tesouraria e a relação bancária requer numerosas competências assim como o conhecimento dos diferentes mercados financeiros.
Os objectivos deste livro são:
- Definir o lugar do tesoureiro e o da gestão de tesouraria na gestão financeira da empresa;
- Fazer a aprendizagem das diferentes técnicas inerentes à gestão de tesouraria;
- Compreender os mercados nos quais o tesoureiro intervém, directamente ou por intermédio dos seus bancos;
- Dominar a relação bancária tanto nos seus aspectos técnicos como humanos.
Os numerosos exemplos concretos extraídos da experiência do autor assim como das suas intervenções em empresas dão a este livro um carácter muito operacional.
Dirige-se aos tesoureiros assim como aos directores financeiros, responsáveis da contabilidade e do crédito, dirigentes de empresas obrigados a assegurarem ou a supervisionarem a gestão de tesouraria. Para além disso, constitui uma referência preciosa para os estudantes que desejam aprofundar os seus conhecimentos em matéria financeira.
Michel Sion é titular de um mestrado em direito dos negócios da Universidade deLille e de um MBA da Universidade de Colúmbia (Estados Unidos). Começou a trabalhar no serviço controlo de gestão de uma grande empresa do têxtil. A seguir, assumiu responsabilidades na gestão do crédito-clientes e na gestão de tesouraria num construtor informático. Actualmente é consultor na Cegos onde realiza cursos de formação e intervenções em empresas sobre os temas da gestão de tesouraria, do crédito-clientes, da análise financeira e da contabilidade anglo-saxónica.