Da Bolsa e suas Operações

16.96 11.87 -30%

Consultar Condições

Editora: Imprensa da Universidade Coimbra
Ano: 2011
Nº Páginas: 495
Peso: 0 Kg
Dimensões: mm
ISBN: 9789892601311
Categoria(s) Economia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Como o autor alerta no prefácio, Portugal não tinha no início do século XX – e continua a não ter – muita produção académica ou de divulgação sobre temas do Mercado de Capitais. Daí um primeiro interesse nesta 2ª edição. Apesar de escrita em 1906 e como tese de doutoramento do autor, é interessante notar uma linguagem que a torna de muito fácil leitura, tornando-a assim perfeitamente acessível a alunos dos primeiros anos das licenciaturas de economia, gestão ou direito. E alguns capítulos serão mesmo apelativos numa perspetiva meramente cultural.

Uma terceira razão prende-se com a atualidade de alguns temas: conflitos de interesse nos mediadores de Bolsa, especulação e representatividade das cotações, propriedade das Bolsas, riscos operacionais nas transações, etc. Mesmo com as novas tecnologias – telecomunicações e informática – os mercados continuam a estar ao serviço do ser humano com todas as suas irracionalidades.

Esta edição vem ainda comemorar os 20 anos da promulgação, em 1991, do Código do Mercado de Valores Mobiliários – vulgo Código Sapateiro – que veio introduzir uma profunda rutura com o enquadramento então existente baseado no Código Comercial de 1888.