A propaganda republicana, a par das actividades de evidente publicidade e maior "mediatização", percorreu caminhos de menor visibilidade que tinham como objectivo derramar o ideário democrático junto das camadas consideradas populares, ou seja, de baixo estrato económico e cultural. Este trabalho enquadra-se nesta vertente aparentemente críptica e, por isso, pouco conhecida da catequização democrática, no sentido de popularizar a sua ideologia. Os estudos até hoje dedicados a esta temática integram as actividades de doutrinação popular no vasto horizonte da propaganda de massas. Porém, a abordagem que ora fazemos atribui inteiro protagonismo ao esforço manifestamente popularizador desenvolvido pelos prosélitos da democracia rentabilizando elaborações culturais tipicamente populares. Quem foram os seus agentes? Que cultura verteram? A que meios recorreram? Que rituais encenavam? São algumas das questões que aqui encontram resposta, num trabalho premiado com uma menção honrosa do Prémio de História Contemporânea 2005 da Fundação Mário Soares.
Popularização da Cultura Republicana, A
Autor(s)
Lia Ribeiro
12.72€ 11.45€ -10%
Editora:
Imprensa da Universidade Coimbra
Ano:
2011
Nº Páginas:
290
Peso:
0 Kg
Dimensões:
mm
ISBN:
9789892600826
Categoria(s)
História
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Disponibilidade:
Em Stock