Confidente das Damas, O

16.50 14.85 -10%

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 1998
Nº Páginas: 192
Peso: 0.310 Kg
Dimensões: 230x155x13 mm
ISBN: 5601072580305
Categoria(s) História
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

O Bidé do Século XVII ao século XX - História de uma Intimidade
Eis, por fim, o famoso «bidé», que todos pensamos ser uma invenção tão francesa quanto a boina e a baguete de pão. Temos sem dúvida razão na atribuição desta criação maior!
Se não se conhece nem o nome do seu inventor nem a data da sua invenção, o bidé é, indiscutivelmente, uma obra dos carpinteiros parisienses do século de Luís XV; nessa época de libertinagem, irá desempenhar o papel de «Confidente das Damas» antes de se tornar, após várias atribulações, no objecto indispensável da moderna higiene diária.Associado às coisas do sexo, à nudez e à intimidade, às terapias venéreas e aos «segredos funestos» das famílias, o bidé continua no entanto a ser, desde da sua criação, o objecto de todos os fascínios e de todas as desconfianças. Porque evoca um pequeno cavalo e o acto de o montar, permanecerá, apesar da sua importante difusão, um objecto trivial de nome impudico de se pronunciar.
A história deste «indizível violino» estava por escrever, pois ninguém ainda tinha tido a coragem de o fazer. É este o mérito desta obra pioneira, obra de dois investigadores que não temeram as dificuldades de tal empreendimento; entre o inventário técnico e a tentação de propósitos ligeiramente levianos, ganharam a aposta feita com base num trabalho simultaneamente documentado e divertido.
Fanny Beaupré é historiadora da habitação e da vida quotidiana.
Roger-Henri Guerrand, historiador do quotidiano, explora a vida diária de uma selva urbana cheia de novidades e surpresas: a habitação social, o metro, ou as práticas sexuais são alguns dos temas aos quais trouxe um ponto de vista surpreendente em numerosas obras.