Necessidades de Água e Métodos de Rega

19.50 13.65 -30%

Consultar Condições

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 2004
Nº Páginas: 316
Peso: 0.410 Kg
Dimensões: 230x155x15 mm
ISBN: 5601072370609
Categoria(s) Agricultura
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Este livro trata os aspectos essenciais da rega na exploração agrícola: as necessidades de água das culturas e os métodos e sistemas modernos de aplicação da água em regadio, isto é visa fornecer conhecimentos actualizados relativos a quanto, quando e como regar.
O cálculo das necessidades de água refere-se à metodologia proposta recentemente pela FAO, em cujo desenvolvimento o autor participou: estima de evapotranspiração de referência, determinação dos coeficientes culturais e da evapotranspiração das culturas e, finalmente, cálculo do balanço hídrico do solo com vegetação. Para além das equações de cálculo, são apresentados os fundamentos essenciais e informação sobre a instrumentação e equipamentos utilizados na prática do campo.Quanto aos métodos modernos de rega, descrevem-se a rega de superfície, a aspersão e a microrrega, quer no que se refere aos equipamentos e práticas de campo, quer às abordagens essenciais para a escolha, dimensionamento e gestão dos sistemas de rega visando bons desempenhos e o controlo dos impactos ambientais.
Um livro destinado tanto a estudantes e engenheiros, já que se baseia em ensinos universitários de diversos graus, como a agricultores e profissionais nos domínios da rega e da gestão da água, uma vez que produz informação actualizada para a gestão da rega e dos recursos hídricos em agricultura.
Luis Santos Pereira é professor catedrático de engenharia rural do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa desde 1980 e é professor convidado do Instituto Agronómico Mediterrânico de Bari, Itália. Tem coordenado vários projectos de investigação tanto a nível nacional como internacional relativos à gestão da água e do solo, designadamente relativos aos regadios alentejanos, à planície do Norte da China, à bacia do Rio Amarelo, na China, à região do Mediterrâneo e à bacia do Mar Aral. É Presidente da Comissão Internacional de Engenharia Rural (CIGR), vice-presidente honorário da Comissão Internacional de Rega e Drenagem (ICID), entre outras. Foi premiado por várias organizações internacionais.