Geografia Física e Riscos Naturais

Autor(s) Fernando Rebelo

10.60 7.42 -30%

Consultar Condições

Editora: Imprensa da Universidade Coimbra
Ano: 2010
Nº Páginas: 98
Peso: 0 Kg
Dimensões: mm
ISBN: 9789892600543
Categoria(s) Geografia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Geografia Física e Riscos Naturais recupera dez pequenos trabalhos de investigação publicados pelo Autor entre 2001 e 2008, que são revistos e aumentados, e acrescenta-lhes um capítulo inédito, bem como as versões integrais de duas entrevistas concedidas recentemente.
Salientam-se trabalhos precursores na área dos riscos naturais elaborados por diversos geógrafos portugueses, onde começa a aparecer a linguagem do risco, que logo se vai desenvolver num capítulo sobre a teoria do risco, apresentada, preferencialmente, a partir de casos de estudo bem conhecidos em Portugal. No respeitante à tipologia do risco, destacam-se riscos geomorfológicos, através de exemplos relacionados com movimentos de massa ocorridos tanto no território continental como na ilha de São Jorge, mas também de riscos de cheias e inundações, exemplificados com o caso do Baixo Mondego nas proximidades de Coimbra. Os vários riscos que se podem estudar nos litorais, aparecem com exemplos mais ou menos conhecidos do grande público, a várias escalas e em diversos locais do planeta, tal como, à escala da costa ocidental do nosso país, com o exemplo do risco de sedimentação na laguna de Aveiro. Os riscos ambientais são igualmente tratados, embora numa perspectiva geográfica, que implica o conceito de zonalidade e o de mudanças climáticas. Finalmente, a associação constante e exagerada dos conceitos de risco e de catástrofe, leva a uma reflexão sobre as três verdadeiras catástrofes que se verificaram em Portugal nos três últimos séculos.
A introdução da obra refere-se à Geografia Física e a sua conclusão aos Riscos Naturais. Assim, de início, expõe-se uma metodologia que irá estar subjacente à maior parte dos trabalhos sobre riscos e, no fim, discute-se o que deverá ser um novo olhar sobre estes mesmos riscos.
Não se pretende oferecer ao leitor uma bibliografia exaustiva sobre riscos naturais, mas as referências bibliográficas são em número elevado.