Testes de Aptidões GATB

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Editora: Imprensa da Universidade Coimbra
Ano: 2002
Nº Páginas: 368
Peso: 0 Kg
Dimensões: mm
ISBN: 9789728704070
Categoria(s) Psicologia Educacional
Disponibilidade: Em Stock
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Em finais da década de 80, iniciaram-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Univeridade de Lisboa os estudos conducentes à adaptação portuguesa da General Aptitude Test Battery GABT do United States Departement of Labor, no quadro de um protocolo de cooperação estabelecido entre a autora e o centro de investigação em avaliação psicológica daquele departamento estatal norte-americano. Na sequência do cinquentenário da publicação da GABT, considerou-se por isso oportuno preparar uma obra que trouxesse a público os aspetos mais relevantes das investigações desenvolvidas em Portugal com esta bateria. O volume que agora se apresenta descreve os procedimentos e analisa os resultados dessas investigações, ao longo de dez capítulos, organizados em três partes, cada uma das partes integrando estudos com diferentes objetivos e amostras e em contextos diferenciados. A Parte I descreve os estudos realizados no quadro dos trabalhos de adaptação e aferição da bateria, designadamente a definição da população e a caracterização das amostras de aferição, os procedimentos de construção de forma experimental, a descrição dos testes e do respetivo material. Prossegue com a análise das características psicométricas dos resultados dos testes que compõem a bateria, designadamente, análise de itens, análise das distribuições dos resultados brutos dos testes e dos resultados padronizados, estudo da precisão e dos efeitos da prática, intercorrelações e análise factorial. Conclui com a apresentação da metodologia de obtenção dos resultados simples de Aptidões e dos resultados compósitos de Grupos de Aptidões; e a descrição das normas por níveis de escolaridade e segundo o género. Da Parte II constam diversos estudos de validação levados a efeito em contexto educativo, referenciados ao ano de escolaridade e ao género dos participantes, à região e tipo de concelho de localização das escolas, ao nível do rendimento escolar obtido, bem como às áreas de formação escolhidas e frequentadas pelos estudantes. Trata-se de estudos reveladores das qualidades metrológicas da GABT e que proporcionam importantes dados sobre as aptidões dos estudantes portugueses, indispensáveis a uma correta utilização da bateria. Da Parte II consta ainda um conjunto de estudos de correlação dos resultados da bateria com dados de outras provas de aptidões e de interesses, realizados ao longo da década de 90 com amostras diversificadas. Da Parte III inclui um conjunto de pesquisas entretanto desenvolvidas com outras amostras de estudantes do ensino básico, secundário e superior, de jovens com necessidades educativas especiais e de adultos de diferentes áreas profissionais. Apresenta ainda uma síntese dos estudos levados a efeito para a adaptação portuguesa de uma versão da bateria destinada a indivíduos com dificuldade de leitura. Trata-se de um conjunto de trabalhos realizados com a colaboração de outros investigadores, com recurso a diferentes metodologias de análise, que testemunham das qualidades metrológicas de análise do instrumento e que revelam potencialidades e limitações da sua utilização com diferentes populações e em diferentes contextos.