O homem estraga o amor com o casamento... No caso do amor, não é só o casamento que o estraga, mas também a simples possibilidade do casamento.
O espectro do casamento, agitando as suas cadeias. As cadeias do casamento, escusado seria dizer! envenena todo o amor por uma jovem.
Estas palavras não são de Montherlant mas são pronunciadas por um dos personagens que criou. Por isso se quiz ver em o Demónio do Bém um requisitório contra o casamento, ou ao menos contra o casamento do artista. Sê-lo-á? Montherlant deixa ao critério dos seus leitores o trabalho de julgar a obra e de lhe descobrir o sentido.
E quem se der ao prazer de levar até ao fim a leitura destas páginas, se não tirar conclusões quanto ao casamento, não poderá deixar de ficar impressionado com a complexa simplicidade de um romance que é uma autêntica obra prima pela portentosa análise psicológica dos personagens, pela novidade das posições, pela riqueza de um estilo impar,pela linearidade da acção.
Terceiro volume da tetralogia Les Jeunes Filles, O Demónio do Bém em nada desmerece, antes pelo contrário dos dois volumes que o precederam.
Noivas de Ninguém e Piedade para as Mulheres nºs 98 e 116 desta colecção. Com a aliciante de, traduzindo ou não o pensamento do autor, equacionar de maneira indiscutivelmente original um problema de sempre, mas muito dos nossos dias; o problema do casamento.
Demónio do Bem, O
Autor(s)
Henry de Montherlant
6.90€ 3.45€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1976
Nº Páginas:
173
Peso:
0.130 Kg
Dimensões:
180x112x7 mm
ISBN:
5601072406308
Categoria(s)
Autores Estrangeiros
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock