Esta obra traz-nos a memória de homens que, no Alentejo, viveram a Reforma Agrária de 1975, um daqueles episódios revolucionários que acontecem poucas vezes na vida de um povo. São quinze histórias da vida de assalariados , de rendeiros e de proprietários, contadas nas suas próprias palavras. Através delas chega-nos a voz genuína daqueles para quem a revolução criou esperanças ou semeou desilusões.
Com este volume inicia-se a publicação de uma série de estudos sobre a Reforma Agrária elaborados no quadro de um projecto dirigido pelo autor deste livro.
António Barreto, sociólogo, professor auxiliar da Universidade Nova de Lisboa, membro do Gabenete de Investigações Sociais, foi director de projecto e do Gabinete de Estudos Rurais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Exilado na Suíca durante dez anos , foi assistente da Universidade de Genebra e investigador das Nações Unidas; fundador da revista Polémica, é autor e colaborador de várias obras publicadas, nomeadamente Capitalismo e Emigração em Portugal. Depois do seu regresso a Portugal, em 1974, exerceu várias funções políticas, parlamentares e governamentais, tendo sido em particular ministro da Agricultura em 1976 e 1977. Foi então autor da Lei de Bases Gerais da Reforma Agrária, aprovada pelo Parlamento.
Memória da Reforma Agrária
Autor(s)
António Barreto
16.90€ 8.45€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
Nº Páginas:
361
Peso:
0.350 Kg
Dimensões:
210x140x25 mm
ISBN:
5601072041844
Categoria(s)
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock