A Liga da Defesa da República, mais conhecida por Liga de Paris, nasceu na Galiza, entre os exilados que aí se encontravam, logo após o fracasso da revolta de 3 de Fevereiro de 1927 contra a Ditadura Militar. Da sua Junta Directiva faziam parte alguns nomes ilustres da política e do pensamento nacionais, como Afonso Costa, António Sérgio, Jaime Cortesão, para falar apenas dos mais conhecidos.
A Liga da Defesa da República desenvolveu intensa actividade no sentido de evitar que a Ditadura se radicasse no nosso país. No plano interno avulta o esforço de unir as forças democráticas à volta do objectivo comum do combate à Ditadura e as diligências desenvolvidas no sentido de desencadear uma acção revolucionária que restaurasse a ordem constitucional. No plano internacional, a Liga conseguiu, com a sua acção, impedir a concessão do empréstimo externo que o Governo da Ditadura tentou, por várias formas, negociar e que apresentava como absolutamente indispensável para a recuperação económica do país.
Além de muita documentação arrancada ao esquecimento, o presente volume inclui as actas das reuniões da Junta Directiva da Liga e constitui, consequentemente, uma achega indispensável para o conhecimento não só da acção desenvolvida pela Liga de Paris, como também da actividade política daquele período da vida portuguesa.
Liga de Paris e a Ditadura Militar 1927 - 1928
Autor(s)
A. H. de Oliveira Marques
15.90€ 7.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1985
Nº Páginas:
278
Peso:
0.340 Kg
Dimensões:
210x140x15 mm
ISBN:
5601072041189
Categoria(s)
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock