Faraday está quotidianamente presente nas nossas vidas: sempre que utilizamos um aparelho dotado de motor eléctrico, ou que o alternador do nosso automóvel mantém a bateria carregada, podemos agradecer-lhe. De facto, foi ele quem descobriu a indução electromagnética e a sua capacidade para produzir movimento ou electricidade. Na altura, porém, nem mesmo ele sabia que fins utilitários teria a sua descoberta - a um primeiro-ministro que lhe perguntou para que servia, Faraday terá eventualmente respondido: "Não sei, mas aposto que um dia o seu governo vai lançar um imposto sobre isto."
Este homem , de origem pobre, teve apenas a formação escolar básica - ler, escrever e contar - e chegou à maioridade como um simples aprendiz de encadernador. Estudando os livros que encadernava e assistindo sistematicamente a palestras científicas públicas, desenvolveu o seu talento natural para a ciência, conseguiu emprego numa instituição científica como lavador de garrafas e rapidamente se tornou num dos mais importantes cientistas ingleses do século passado.
Nos últimos tempos da sua vida formulou uma teoria dos campos de forças - considerada pelos seus contemporâneos como totalmente especulativa e absurda - que hoje é reconhecida como o núcleo da moderna teoria quântica.
Michael Faraday em 90 Minutos
Autor(s)
Mary Gribbin
|
John Gribbin
7.50€ 6.75€ -10%
Editora:
Inquérito
Ano:
1998
Nº Páginas:
72
Peso:
0.080 Kg
Dimensões:
200x120x5 mm
ISBN:
5603121281072
Categoria(s)
Divulgação e História da Ciência
,
Biografias
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock