23 de Agosto de 1939:Hitler e Estaline, os dois ditadores mais temidos do planeta, estabelecem um acordo desconcertante. Se as suas intenções permanecem obscuras, os efeitos do pacto germano-soviético são, em si mesmos, visíveis. E brutais: oito dias mais tarde, a Alemanha desencadeia a guerra.
A leste, Polacos, Finlandeses, Bálticos e Romenos pagam na carne a aproximação das duas potências totalitárias, enquanto o petróleo soviético alimenta a blitzkrieg nazi a oeste. Mas a derrota francesa abala o cenário comunista de uma guerra prolongada e esgotante para os dois campos «imperialistas». A partir do Verão de 1940, a Wehrmacht e o Exército Vermelho encontram-se face a face: na partida de poker aldrabado que se estabelece,o bluff hitleriano prova - pela última vez - a sua eficácia, e a ofensiva do Reich, em 22 de Junho de 1941,parece encontrar Estaline no trilho errado.
A amplitude - e os limites - da colaboração anti-ocidental do Reich e da URSS acabaram por emergir das polémicas da Guerra Fria. Contudo, se os projectos de colonização racista do Fuhrer são reconhecidos, os cálculos estalinianos nunca deixaram de suscitar o interesse dos investigadores, ainda hoje privados de supostos documentos encerrados nos arquivos presidenciais da Rússia.
1939 - Pacto Germano-Soviético
Autor(s)
Yves Santamaria
9.90€ 4.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Inquérito
Ano:
1999
Nº Páginas:
134
Peso:
0.210 Kg
Dimensões:
230x155x7 mm
ISBN:
5603121290104
Categoria(s)
Ciência Política
,
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock