Nariz, boca, ouvidos, covinhas, umbigo e outras... as nove portas que canta amorosamente. Apollinaire evocam no nosso imaginário prazeres voluptuosos ou interditos. Neste ensaio impertinente e erudito, Jean-Pierre Dufreigne passa em revista as práticas libertinas reservadas a algumas dessas portas, as funções estéticas, originais ou mesmo desconhecidas que lhes são próprias, e as relações que unem, através delas, o erotismo e a gula.
Romancistas,filósofos, poetas, pintores, músicos, teólogos são igualmente evocados para nos lembrar que arte e prazer são gémeos desde a invenção do homem e da mulher. Aprenderemos assim tanto sobre a origem umbilical dos tortellini e o carácter filantrópico do cunilínfua como sobre as visãoes erótico-gulosas de Ferrari, o dramatismo do rim em Joyce, o desespero ensolarado de Watteau, os cus de Miguel Ângelo ou o talento de Sharon Stone...
Um livro brilhante, inteligente, engraçado, escrito na verdadeira tradição dos ensaios literários franceses, onde o estilo é posto ao serviço do espírito, onde o humor se mistura com a reflexão num fundo de erudição subtil. O autor tentou nunca aborrecer, muitas vezes divertir - o que há de mais divertido que uma apologia do prazer sob as suas melhores formas?
Génio dos Orifícios, O
Autor(s)
Jean-Pierre Dufreigne
19.90€ 9.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1997
Nº Páginas:
177
Peso:
0.190 Kg
Dimensões:
210x140x10 mm
ISBN:
5601072042940
Categoria(s)
Autores Estrangeiros
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock