«No horizonte da expansão portuguesa, Oriente começou por ser a Índia. Chegar à Índia, comerciar com a Índia, governar a Índia… Veio o Tibete, a China, as Molucas e o Japão. No imaginário popular ficou a Índia (Auto da Índia). Na linguagem oficial dominou a Índia («vice-rei da Índia»), mesmo quando o raio de influência se estendia do golfo Pérsico ao Japão.
»Pouco se falou de outro Oriente, o Próximo. E, se não fala a ignorância do não-especialista, pouco se tem investigado a expansão para este Oriente.
»A mim é o que mais me toca. Depois de estudar as brilhantes civilizações que aí floresceram desde os alvores da história, depois de o percorrer de Edfu ao mar Cáspio - pelo Vale do Nilo e pelo Sinai, pela Palestina e Síria, pelo Líbano e Turquia, pela Jordânia, Iraque e Irão - depois de descobrir e acompanhar viajantes lusos em rotas semelhantes ou iguais… seja-me lícito ir ao encontro das pegadas de Portugal nessas paragens. Os meus predecessores (nas viagens e na escrita) de Quinhentos e Seiscentos mostram Outra Face do Oriente.» Do Prefácio
Outra Face do Oriente
Autor(s)
José Nunes Carreira
19.90€ 9.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1997
Nº Páginas:
185
Peso:
0.220 Kg
Dimensões:
210x140x10 mm
ISBN:
5601072060753
Categoria(s)
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock