Foi no lugar de Alagadiço Novo, hoje município de Mecejana que, em 1829, nasceu José Martiniano de Alencar. Formado em Direito, dedicou-se à advocacia, que exerceu com brilho, e ao jornalismo, onde vazou as primeiras provas do seu talento literário.
A carreira política tentou-o, e nela ingressou em 1860, eleito deputado pelo Ceará, vindo mais tarde a sobraçar a pasta da Justiça.
Foi, porém, na actividade literária que encontrou maiores satisfações, e como escritor fixou o seu nome na história.
Considerado por muitos críticos como o maior ficcionista romântico das letras brasileiras, deixou-nos um notável espólio literário, em que constam entre outros. os romances Lucíola, Diva, O Gaucho, A pata da Gazela, Ubirajara e Iracema (n.º 57 desta colecção), o Guarani, que ora apresentamos, pertence ao ciclo do romance indianista, de que Alencar foi o criador.
No quadro duma acção movimentada e muitas vezes febril, entrecortada de episódios guerreiros e intrigas amorosas. o autor desenha-os o perfil do índio Peri, que nos aparece como o protótipo da dedicação sem limites e do amor puro e desinteressado, em contraste com o mundo mesquinho de paixões e vilanias que marcavam muitos dos europeus civilizados.
Guarani, O
Autor(s)
José de Alencar
6.90€ 3.45€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1995
Nº Páginas:
287
Peso:
0.190 Kg
Dimensões:
175x115x15 mm
ISBN:
5601072406179
Categoria(s)
Autores Estrangeiros
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock