Viagem Pelo Tibete

Autor(s) Jacques Bacot

17.90 16.11 -10%

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 1999
Nº Páginas: 244
Peso: 0.270 Kg
Dimensões: 210x140x17 mm
ISBN: 5601072496217
Categoria(s) Autores Estrangeiros
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

«Ao percorrer o caminho, encontramos uma boa mulher que conduz os rebanhos de Merkang. Como ele lhe faz observações, ela desculpa-se com uma tal volubilidade que desatamos a rir. É raro que um viajante e um indígena riam em uníssono; ririam sobretudo um do outro, sobretudo este daquele. Mas quanto a mim, não acho qualquer diferença, a não ser a do vestuário, entre este homem e um Francês. A viver só entre os Tibetanos, a noção de diferença entre as raças é abolida em mim com uma rapidez que me espanta.»
«Lutavam desesperadamente. Quando os cães erguem a cauda na água, é porque se afogam. E já não se via mais nada, as suas caudas estendidas, muito direitas fora de água. Acreditei tê-los perdido. Num redemoinho, foram lançados para águas calmas e alcançaram a margem. Tive um momento de angústia; aqueles que gostam de cães compreender-me-ão. O que eles não sabem é o que os meus cães representam para mim. Só os tenho a eles, para me ouvirem às vezes falar francês.»
Na sua segunda viagem ao Tibete, em 1909-10, Jacques Bacot (1877-1965), tibetólogo, coleccionador de manuscritos, de observações científicas e de documentos de natureza vária, vai deparar com um país que vive uma situação altamente instável, dominado pela China mas também cobiçado pela Grã-Bretanha e pela Rússia. Único europeu num espaço circundante de milhares de léguas, observado com admiração e assombro pelas populações locais, com desconfiança e suspeita pelos mandarins e pelos militares chineses, Bacot penetra no coração do Tibete, acompanhado pelos seus cães franceses e por indígenas com quem partilha experiências e laços de amizade muito fortes.
Viagem pelo Tibete é a primeira descrição literária e etnográfica moderna do Tibete do século XX.