Se os erros e as ilusões se puderem impor como verdades ao longo da história humana, se o nosso conhecimento traz consigo o risco permanente do erro e da ilusão, então ele deve procurar conhecer-se.
Ora, o conhecimento é o objecto mais incerto do conhecimento filosófico e o objecto menos conhecido do conhecimento científico. Embora algumas das «ciências cognitivas» se comecem a reagrupar, os saberes relativos ao conhecimento permanecem dispersos e disjuntos em múltiplos compartimentos das ciências fisícas, biológicas e humanas. Os conhecimentos relativos ao cérebro e os relativos ao espírito não podem comunicar, embora sejam relativos à mesma realidade.
Este livro primeiro de O Conhecimento do Conhecimento examina as condições, possibilidade e limites do conhecimento humano, concebido na sua natureza ao mesmo tempo cerebral, espiritual e cultural.
Aborda os paradoxos-chave: que é um cérebro que pode produzir um espírito que o concebe? Que é um espírito que pode conceber um cérebro que o produz? Que é um conhecimento que não poderia emergir não só sem cérebro e um espírito, mas também sem uma linguagem e uma cultura? Que é um conhecimento que, embora sendo construção e tradução, aspira a reflectir a natureza das coisas?
Método, O - Vol. III
Autor(s)
Edgar Morin
21.90€ 19.71€ -10%
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1996
Nº Páginas:
229
Peso:
0.260 Kg
Dimensões:
210x140x10 mm
ISBN:
5601072060449
Categoria(s)
Filosofia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock