Bento de Espinosa em 90 Minutos

Autor(s) Paul Strathern

7.50 6.75 -10%

Editora: Inquérito
Ano: 1999
Nº Páginas: 62
Peso: 0.070 Kg
Dimensões: 200x120x5 mm
ISBN: 5603121280181
Categoria(s) Filosofia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

«Obra forjada no inferno por um judeu renegado e pelo diabo»; «A hipótese mais monstruosa possível de imaginar»; «Uma hipótese hedionda». Estes alguns dos veredictos emitidos por contemporâneos e críticos da posteridade próxima acerca da obra de Espinosa.
Filho de judeus portugueses refugiados na Holanda, em fuga à Inquisição ibérica, Espinosa cedo rompeu com a ortodoxia religiosa do seu meio, sentindo que as suas necessidades espirituais se tinham desenvolvido para além das de uma tribo de nómadas asiáticos pré-históricos. Após alguns confrontos atribulados, acabou banido de forma ostensiva da comunidade judaica, numa grandiosa cerimónia de excomunhão, o que, se pouco o afectava psicologicamente, deixava-o numa posição social e económica pouco invejável. Obrigado a ganhar a vida de forma dura e vivendo em quartos alugados, tornou-se polidor de lentes e coleccionador de aranhas.
Dotado de grande inteligência e intuição, defensor de uma liberdade política utópica, construiu um sistema metafísico de uma extraordinária beleza e brilho, cuja maior espectacularidade advém do facto de não derivar nem da realidade nem da experiência.
Nele mostra-nos, numa exposição matematicamente ordenada, uma Natureza impregnada por um Deus impessoal, ideia que tanto chocou a mentalidade da sua época.