Reais Hospitais Militares em Portugal

19.08 17.17 -10%

Editora: Imprensa da Universidade Coimbra
Ano: 2009
Nº Páginas: 264
Peso: 0 Kg
Dimensões: mm
ISBN: 9789898074782
Categoria(s) História
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Trata-se de um trabalho que versa a história dos hospitais militares em Portugal, que o autor explorou cruzando três vectores importantes: a história da arquitectura, a história da medicina e a história das instituições assistenciais, sublinhando-se o papel dos Irmãos Hospitaleiros de S. João de Deus, bem como as instituições militares. Trata-se, a nosso ver, de uma investigação que urge fazer e continuar, de uma área de primeira linha na investigação histórico-médica. É necessário dar continuidade a estes estudos e estamos certos que o Doutor Augusto Moutinho Borges o fará. É urgente recuperar a história e a memória das instituições hospitalares, sobretudo quando hoje muitas instituições se encerram, se descaracterizam, perdem os nomes dos seus patronos, perdem o seu espírito e a sua identidade. O trabalho do Doutor Augusto Moutinho Borges não é um trabalho acabado, no sentido de grande linha de investigação. Encerrou uma parte da sua investigação, respondeu a algumas questões mas deixou várias portas abertas, criou boas pistas de trabalho e de investigação como deve acontecer em qualquer tese bem realizada.
Através da obra percorremos quase duzentos anos de história de hospitais militares que tiveram nos Irmãos Hospitaleiros de S. João de Deus os seus fundadores. No livro temos expostos os resultados de uma investigação que incidiu sobre a história das instituições hospitalares, mas por outro lado somos levados a uma viagem pelo quotidiano dos hospitais, sendo abordados diversos aspectos desse quotidiano: a assistência aos enfermos, a arquitectura e a arte dos hospitais, o equipamento dos hospitais militares no contexto dos equipamentos hospitalares, etc.
O Prémio de Defesa Nacional 2007 que obteve com o presente trabalho, atribuído pelo Ministério da Defesa Nacional/Comissão Portuguesa de História Militar, é o reconhecimento da importância da obra.