Publicação de perto de quatrocentos documentos avulsos, organizados cronologicamente e com datas compreendidas entre os anos de 1078 e de 1278, provenientes do primitivo arquivo da Sé de Viseu, hoje disperso. Para além da sua transcrição paleográfica, contém os respectivos sumários, aparato crítico e abundantes notas.
Como a própria designação de Diplomatário faz ressaltar, abrange um diversificado número de diplomas de natureza e origem muito diversa — testamentos, doações, compras/vendas, inventários e pleitos; pontifícios, régios, episcopais, capitulares e particulares — cuja importância se torna maior, em virtude de terem sido consumidos pelo fogo em Viseu, em 1841, os preciosos arquivos dos mosteiros de Salzedas, S. Cristóvão de Lafões, S. Pedro das Águias e S. João de Tarouca e, ainda, porque não existem quaisquer arquivos particulares para esse período e região, como é sobejamente conhecido.
É precedido por uma Apresentação da colecção, de que é o primeiro volume, feita pela Professora Doutora Maria de Lurdes Rosa, de um Prefácio da autoria do Professor Doutor José Mattoso e de uma Introdução onde se apresenta a documentação e algumas das perspectivas de investigação que ela permite, quer sobre a Sé e o território de Viseu, quer sobre os diferentes níveis de poderes e de poderosos ali implantados.
Completa-o um desenvolvido índice onomástico que compreende todos os topónimos e antropónimos que surgem nos documentos.
Diplomatário da Sé de Viseu (1028-1278)
Autor(s)
Leontina Ventura
|
João da Cunha Matos
24.99€ 17.49€ -30%
Consultar Condições
Editora:
Imprensa da Universidade Coimbra
Ano:
2010
Nº Páginas:
446
Peso:
0 Kg
Dimensões:
mm
ISBN:
9789899706606
Categoria(s)
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock