A Clarificação da natureza da aprendizagem , o reconhecimento dos processos pelos quais ela se vai construindo e estruturando no decurso do tempo , a identificação dos factores e condições que a influenciam e das modalidades de que se reveste constituíram preocupação dominante na Psicologia ao longo do século XX , tanto no plano da construção teórica como no plano do aperfeiçoamento metodológico e da organização experimental. Embora tenham ocorrido nas últimas três décadas avanços significativos neste domínio , os problemas respeitantes à aprendizagem e , em particular , às relações entre motivação e aprendizagem continuam a suscitar um grande número de estudos , quer teóricos quer empíricos (Covington , 1998 ; Wasserman & Miller , 1997 ) . As investigações aqui apresentadas situam-se neste contexto problemático , designadamente no que respeita à natureza da aprendizagem e às suas relações com a motivação , considerada como um dos seus factores mais importantes. E foram concebidas tendo em vista a obtenção de resultados susceptíveis de permitir uma opção entre duas grandes orientações teóricas acerca dos problemas em apreço : as teorias conexionistas, também designadas como teorias do reforço, por um lado, e as teorias representativas e da organização cognitivo-motivacional, por outro. Excerto do prefácio de Manuel Viegas Abreu.
Tarefa Fechada e Tarefa Aberta
Autor(s)
Manuel Viegas Abreu
19.95€ 17.96€ -10%
Editora:
Imprensa da Universidade Coimbra
Ano:
1999
Nº Páginas:
384
Peso:
0 Kg
Dimensões:
mm
ISBN:
9789729822513
Categoria(s)
Psicologia
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Disponibilidade:
Em Stock