Este livro é o produto de uma reflexão sobre o darwinismo, mais particularmente dos seus prolongamentos ideológicos, das suas relações com a sociedade. Enquadra-se no problema mais geral dos limites entre a biologia e a ideologia. A oposição clássica egoísmo-altruísmo, que só terá sentido real na esfera humana, com o darwinismo sapiente e ideológico passou para o centro do debate. E a sociobiologia, que se propõe continuar hoje a grande revolução darwiniana, pretende ter resolvido o dilema proclamando um egoísmo ainda mais absoluto, que caracterizaria todo o comportamento social dos animais. Egoísmo este que o homem teria recebido como dote fundamental da sua herança biológica, e do qual seria prisioneiro.
Daqui resultou que esta nova biologia evolutiva, sobretudo pela sua utilização abusiva na explicação do ser humano, continuou-se numa ideologia reaccionária, ou pretende servir a esta de suporte e acção.
Em cada época a interpretação da natureza é feita em consonância com as filosofia e interesses das classes dominantes; e depois a imagem construído serve de caução para a mesma sociedade, e de base para a explicação da condição humana. Este livro pretende ser um dilatado argumento, uma discussão em volta deste tema.
Biologia do Egoísmo, A
Autor(s)
G. F. Sacarrão
19.90€ 17.91€ -10%
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1982
Nº Páginas:
164
Peso:
0.190 Kg
Dimensões:
207X140X10 mm
ISBN:
5601072060272
Categoria(s)
Biologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock