Esquecemos Outra Vez a Senhora Freud...

8.90 4.45 -50%

Consultar Condições

Editora: Inquérito
Ano: 1986
Nº Páginas: 208
Peso: 0.190 Kg
Dimensões: 210x140x15 mm
ISBN: 5603121163132
Categoria(s) Autores Estrangeiros
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

«Mau! Esquecemos da Sra. Freud!»
«Oh! Desculpem, não lhes apresentei a Sra.Mahler!»
«O quê? Existiu uma Sra. Marx?!»
«Decidi salvar da maledicência e do esquecimento algumas mulheres de grandes homens. Vou trazer para a luz essas mulheres, escondidas por detrás dos fogões, sepultadas sob a poeira da História, vou penteá-las e alindar-lhes o rosto e sobretudo acarinhá-las, porque viveram um amor fora do comum.
«Xantipa,a mulher-criança de Sócrates,cujo nome se tornou símbolo de ruindade;a Sra. Freud,a serena e feliz mulher que,por instinto,concebeu (assim o decidi)tudo aquilo a que o marido chamou depois psicanálise;Adèle Hugo,tida por imbecil;Jenny,a pequena baronesa esposa de Karl Marx,cuja vida foi mais atroz que a de todas as heroínas de Dickens; e ainda Alma Mahler,a ciumenta,agressiva e invejosa Alma,a infeliz Alma,a quem o noivo,do alto do seu génio,proibiu que se dedicasse à composição...»
Com base em factos históricos,mas usando o coração e a imaginação,a autora faz assim renascer neste romance - «para que também elas finalmente existam» - mulheres desprezadas ou esquecidas que viveram na sobra de génios,revelando-nos o seu mundo sexual e afectivo,os seus anseios e renúncias,as suas alegrias e amarguras,os seus silêncios e revoltas.