A EM é agora aplicada em imensos cenários diferentes. Dependendo do contexto, os destinatários de EM poderiam ser referidos como clientes, pacientes, estudantes,supervisionados, consumidores, criminosos ou residentes. De forma semelhante, os fornecedores de EM poderiam ser conselheiros, educadores, terapeutas, apoiantes, praticantes, clínicos ou enfermeiras. Neste texto, usámos por vezes um termo contextual específico,mas a maior parte da nossa discussão de EM é genérica, e poderia aplicar-se em muitos cenários. Como convenção escrita, usámos habitualmente os termos conselheiro, clínico ou praticante, para nos referirmos a fornecedores gerais, e cliente, ou simplesmente, pessoa, como termos gerais para aqueles que são servidos pela
EM. Por razões de consistência, designamos os muitos exemplos de diálogo clínico dados neste livro por trocas entre um entrevistador e um cliente, independentemente do cenário.
O termo entrevista motivacional ocorre mais de mil vezes neste livro, e preferimos usar mais a abreviatura simples de EM, do que escrever sempre o termo por extenso, embora reconhecendo que esta abreviatura também tem outros significados específicos. Vários outros termos que ocorrem na linguagem diária têm significados particulares no contexto da EM. A maior parte dos leitores compreende prontamente estes significados, com base na nossa explicação inicial, e também a partir do contexto, e pode consultar o glossário
de termos de EM, no Apêndice A, se houver dúvidas.
Entrevista Motivacional
Autor(s)
William R. Miller
|
Stephen Rollnick
39.90€ 35.91€ -10%
Editora:
Climepsi Editores
Ano:
2016
Nº Páginas:
514
Peso:
0.760 Kg
Dimensões:
230x160x25 mm
ISBN:
9789727963560
Categoria(s)
Psicologia
,
Psicologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Exemplares Disponíveis Apresentam Desgaste