A presente obra, galardoada com o Prémio Rousseau, constitui antes de mais uma reflexão sobre as formas de que se reveste o conhecimento do humano. Tzvetan Todorov questiona a relação entre factos e valores, verdade e ficção, interpretação e eloquência e examina o papel do intelectual contemporâneo.
O seu âmbito estende-se também à concretização da «ciência moral e política»: como viver em liberdade no interior de uma sociedade? Qual a possibilidade prática da igualdade entre sociedades diferentes? Esta obra recorda alguns factos e as suas interpretações, tais como a colonização e a conquista da América, vista pelos Astecas. Ressuscita os debates de épocas muito variadas, entre Sócrates e os sofistas, Montaigne e Montesquieu, Espinosa e Locke, o visconde de Bonald e Benjamin Constante, Léo Strauss e Raymond Aron. Ao longo dos diferentes percursos, contudo, Todorov não se afasta do tema fulcral: as morais da história.
Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária e reside em França em 1963. Investigador do Centre National de Recherche Scientifique, é autor de diversas obras sobre teoria literária, história do pensamento e análise da cultura.
Na capa: Figura medieval representando Sócrates, depois de ter sido acusado de impiedade e corrupção da juventude, bebendo a cicuta que lhe causou a morte.
Morais da História, As
Autor(s)
Tzvetan Todorov
19.90€ 9.95€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
1992
Nº Páginas:
290
Peso:
0.310 Kg
Dimensões:
210x140x12 mm
ISBN:
5601072060623
Categoria(s)
História
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock