Viagens Por Terra da Índia a Portugal

17.90 12.53 -30%

Consultar Condições

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 1991
Nº Páginas: 260
Peso: 0.350 Kg
Dimensões: 230x155x15 mm
ISBN: 5601072495111
Categoria(s) História
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Por razões que se prendem com a inexistência de documentos escritos ou com o facto de os mesmos ainda não terem sido traduzidos para português, não são muitos os estudos relativos às expedições terrestres efectuadas pelos portugueses nos séculos XIII a XVII.
Ao apresentar dois curiosos relatos de viagens da Índia a Portugal, a presente edição procura contribuir para um melhor conhecimento dos diferentes motivos que estiveram por detrás de tais empreendimentos.
No caso de António Tenreiro, os relatos que redigiu dizem respeito às viagens que efectuou de Tabriz até Chipre, no intuito de visitar Jerusalém, e de Ormuz até Lisboa para, a pedido de Cristóvão de Mendonça, entregar correspondência a D. Sebastião, desde Ormuz até Portugal.
Trata-se, pois, de duas curiosas narrativas que, para além de constituírem um precioso acervo de informações de natureza geográfica, religiosa e antropológica, proporcionarão, por certo, agradáveis momentos de leitura a todos os que se interessam pela temática dos descobrimentos portugueses.
Legenda da imagem da capa: Gente que habita na Pérsia, que chamam Turquimões. São gente muito valente de cavalo e grandes frecheiros. O seu rei é o xeque Ismaek, que conquistou o Turco. Extraído de Imagens do Oriente no século XVI – Reprodução do Códice Português da Biblioteca Casanatense - Imprensa Nacional – Casa da Moeda – Lisboa, 1985