«Num sábado à tarde,durante este Verão,comecei a cogitar por que motivo tinha abandonado a meio o romance que estava a escrever...
»Como tenho alguns livros bem antigos,entretive-me a folhear ao acaso um deles,acabando por dar um parágrafo de Vitor Hugo em que o prolífero romancista ironiza,aformando que o cão representa a virtude porque,não podendo ela tornar-se homem,se fez animal.
»E como os pensamentos são como as cerejas,pois atrás dum vem outro,lembrei-me de algo já lido sobre gatos,em que o autor,a dado trecho,afirmava que o gato é símbolo de falsidade por só fazer aquilo que pensa.(...)Rendo-me à opinião de Rainer MAria Rilke ao garantir que conviver com um gato nos enriquecia a vida.»
«Ao olhar distraído à minha volta, dei com dois dos meus gatos que estavam pachorrentamente deitados na secretária, enroscados um no outro.
»Resolvi perguntar ao que tinha um olho aberto se, por mero acaso, poderia pensar nalguma sugestão avisada que me desse. A criatura espreguiçou-se, bocejou, provavelmente riu-se a seu modo, dando-me depois a entender que deveria optar pelo que me desse na gana!
»Como ele é um dos gatos com maior sucesso na pequena comunidade felina, macho dominante por excelência, logo, um aristogato, achei a telepática sugestão muito simpática...
»Nem mais nem ontem! Pensei. Iria escrever, com toda a descontracção possível, sobre a gataria e mais o ´que me desse na gana`.»
Rui de Brito,nasceu em Lisboa.Colaborou como articulista nos jornais República,Diário de Lisboa,O País,A Capital e o Correio da Manhã.
Profissional da comunicação e ex-publicitário, exerceu de 1993 a 2001 a docência no ensino superior, na área da Comunicação.
Actualmente, dedica todo o seu tempo à investigação e à escrita.
Gatos e Homens
Autor(s)
Rui de Brito
12.90€ 6.45€ -50%
Consultar Condições
Editora:
Publicações Europa-América
Ano:
2004
Nº Páginas:
132
Peso:
0.220 Kg
Dimensões:
230x155x10 mm
ISBN:
5601072035065
Categoria(s)
Autores Portugueses
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock