Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, O

17.50 15.75 -10%

Editora: Publicações Europa-América
Ano: 2001
Nº Páginas: 156
Peso: 0.250 Kg
Dimensões: 230x155x12 mm
ISBN: 5601072034365
Categoria(s) Autores Estrangeiros
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

O tio Petros é uma anedota de família. Um idoso solitário, vive sozinho num subúrbio de Atenas, a jogar o estranho jogo de xadrez e a cuidar do jardim. Se não soubesse, pensar-se-ia seguramente que ele era um dos fracassados da vida.
Mas o seu jovem sobrinho suspeita do contrário pois, a certa altura descobre que o tio petros foi em tempos um matemático famoso. Um matemático suficientemente brilhante e audacioso para apostar tudo na resolução de um problema que tinha desafiado todas as tentativas de prova durante quase três séculos - a Conjectura de Goldbach. O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach é um romance inspirado de aventura intelectual de puro génio e da alegria da matemática pura. É igualmente uma história de rivalidade, do antagonismo e do sentido de fracasso iminente que assombra aqueles que perseguem objectivos impossíveis.
Apostolos Doxiadis nasceu na Austrália em 1953 e cresceu em Atenas. Foi admitido na Universidade de Columbia de Nova Iorque com 15 anos, após ter entregue um trabalho original no Departamento de Matemática, e fez um trabalho de pós-graduação na École Pratique Des Hautes Études, Paris.
Para além de escrever, Doxiadis fez filmes, ganhando o prémio do CICAE no festival de cinema de Berlim em 1988 com o filme Terirem. Encenou peças de teatro e entre as traduções que efectuou conta-se Hamlet.
Para além da Grécia, Portugal, Grã-Bretanha e Estados Unidos, O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach será publicado em mais de uma dúzia de países em todo o mundo.