Construímos conceitos e com eles pensamos. Com os termos daí decorrentes, comunicamos. Da precisão desses conceitos e dos termos que os designam depende o rigor do pensamento, a eficácia da comunicação e a adequação da ação.
(...) Com as palavras nos relacionamos; amamos e odiamos, ajudamos e pedimos ajuda. As palavras contam. Com elas nos entendemos, mas também nos desentendemos e discriminamos. Com frequência as palavras, nomeadamente aquelas associadas a condições de diversidade, são pouco rigorosas e até socialmente depreciativas. O trabalho com as palavras é-o também contra o preconceito e o estigma. É o trabalho pela aceitação e valorização do outro nas suas diferenças, por uma atitude de cidadania.
Empatia Participação afetiva no funcionamento psicológico do outro que permite captar a sua experiência vivida. Constitui uma forma de conhecimento e relação com o outro baseada na compreensão, respeito e aceitação. Implica sentir o que o outro sente (componente afetiva) e compreender a experiência do outro (componente cognitiva). (...) A empatia constitui a atitude de base em qualquer relação de ajuda e, logo, central na formação de técnicos e responsáveis por esta relação seja na saúde, na educação, na formação, no apoio social ou na gestão de recursos humanos. (...)
Marcador somático Hipótese proposta por A. Damásio ↗ segundo a qual «emoções e sentimentos foram ligados, por via da aprendizagem, a certos tipos de resultados futuros ligados a determinados cenários». Perante uma determinada situação «o sinal emocional marca opções e consequências com
uma carga positiva ou negativa» que aumentam a eficácia e a rapidez dos nossos processos de decisão. Este marcador atua assim como alerta (marcador negativo) ou incentivo (marcador positivo) e mostra o valor adaptativo das emoções na avaliação das situações, na tomada de decisão e na ação adotada.
Santos, João dos (1913–1987) Pedopsiquiatra, psicanalista e pedagogo, foi uma das figuras mais marcantes e interventoras na saúde mental ↗, nomeadamente infantil, em Portugal, no século XX. (...) Sob influência, em especial, de H. Wallon, perspetivou o desenvolvimento↗ e o psiquismo duma forma global e integrada em que a inteligência↗ depende da afetividade↗ e vice-versa, e destas depende a relação e a sociabilidade ↗ e vice-versa. Exemplar é o modelo da Pedagogia Terapêutica que desenvolveu e aplicou particularmente na Casa da Praia, uma das suas criações mais emblemáticas (1976) (...).
Adicionado ao carrinho!
"Grande Gatsby, O", adicionado ao carrinho Finalizar Encomenda
Dicionário Breve de Psicologia
Autor(s)
Emanuel Pestana
|
Ana Páscoa
19.90€ 17.91€ -10%
Editora:
Climepsi Editores
Ano:
2022
Nº Páginas:
336
Peso:
0.520 Kg
Dimensões:
230x160x15 mm
ISBN:
9789727963928
Categoria(s)
Psicologia
,
Obras de Referência
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock